Mostrando postagens com marcador ♠ Autor Desconhecido. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador ♠ Autor Desconhecido. Mostrar todas as postagens

Um homem também chora


"Quando o pai voltava do trabalho, o garotinho corria com os braços abertos
em busca de um abraço aconchegante.
Mas, o pai, acostumado à educação rígida e equivocada
do início do século vinte, ia logo dizendo:

"homem não abraça homem".

O menino ficava sem saber o que fazer com a vontade de demonstrar
seu afeto e carinho àquele a quem amava e admirava.
Isso lhe causava extremo desconforto, mas foi se acostumando a não abraçar o pai,
e nem chorar, pois "homens não choram",
segundo a mesma educação que recebia.
Sempre que algo o infelicitava, prendia o choro na garganta e corria
para os braços da mãezinha dedicada,
a quem podia abraçar sem medo de ser menos homem.
Esse conceito ancestral, infelizmente, ainda é muito comum nos dias de hoje.
Muitos filhos homens não se sentem à vontade para abraçar seus pais e,
menos ainda, para beijá-los.
Aquele garoto, que agora já está com mais de 75 anos de idade,
conta que foi muito difícil conviver com a dificuldade de extravasar
seus sentimentos com quem quer que fosse.
Não conseguia abraçar os amigos,
não conseguia chorar graças às orientações que recebera na infância.
Diz ele, que só conseguiu vencer essa barreira, com muito esforço, há pouco tempo.
Hoje ele consegue se entregar num abraço sem medo de ser feliz. Mas chorar em público
é algo que procura evitar, pois a frase ouvida muitas vezes na infância,
ainda o persegue: "homens não choram".
Mas a lógica nos diz que os homens também podem e devem chorar,
sem que isso os diminua como homens.
Homens que se privam de extravasar suas dores e tristezas pelas lágrimas,
geralmente arrebentam o coração em enfartes fulminantes.
O que faz um ser humano ser digno não é o fato de deixar de chorar,
ou de evitar se envolver num abraço. O que dá dignidade a um homem é a sua capacidade de amar,
de se entregar, de se deixar levar pela emoção sadia.
O cancioneiro popular, Gonzaguinha, retratou,
através da música guerreiro menino, essa realidade:

Um homem também chora...
Também deseja colo... Palavras amenas
Precisa de carinho, precisa de ternura
Precisa de um abraço da própria candura
Guerreiros são pessoas, são fortes, são frágeis
Guerreiros são meninos no fundo do peito
Precisam de um descanso
Precisam de um remanso
Precisam de um sonho que os torne refeitos
É triste ver este homem guerreiro menino,
com a barra de seu tempo por sobre seus ombros
Eu vejo que ele berra, eu vejo que ele sangra a dor que traz no peito,
pois ama e ama
Um homem se humilha, se castram seu sonho
Seu sonho é sua vida, e a vida é o trabalho
E sem o seu trabalho um homem não tem honra
E sem a sua honra, se morre, se mata.


Pense nisso!
Hombridade não é sinônimo de dureza.
O homem é um espírito temporariamente mergulhado num corpo masculino, mas é um filho de Deus como outro qualquer.
Um homem também chora...
Um homem também sente saudade...
Um homem também se entristece quando parte um ser querido..
Um homem também se equivoca, também de arrepende, também se sente só muitas vezes.
E, às vezes, a única maneira de aliviar um pouco o peito oprimido
e deixar que as lágrimas jorrem com vontade.

"A cada gota de pranto era um pouco de fel que expungia da alma,
renovando-lhe as sensações de tranqüilidade e de alívio."

Paulo de Tarso

{imagem: autoria desconhecida}

Por que as pessoas gritam?




"Um dia, um pensador indiano fez a seguinte pergunta a seus discípulos:

Por que as pessoas gritam quando estão aborrecidas? Gritamos porque perdemos a calma, disse um deles. Mas, por que gritar quando a outra pessoa está ao seu lado? , questionou novamente o pensador.

Bem, gritamos porque desejamos que a outra pessoa nos ouvisse, retrucou outro discípulo. E o mestre volta a perguntar:

Então não é possível falar-lhe em voz baixa?

Várias outras respostas surgiram, mas nenhuma convenceu o pensador.

Então ele esclareceu:

Vocês sabem por que se grita com uma pessoa quando se está aborrecido? O fato é que, quando duas pessoas estão aborrecidas, seus corações se afastam muito. Para cobrir esta distância precisam gritar para poderem escutar-se mutuamente. Quanto mais aborrecidas estiverem, mais forte terão que gritar para ouvir um ao outro, através da grande distância. Por outro lado, o que sucede quando duas pessoas estão enamoradas? Elas não gritam. Falam suavemente. E por quê? Porque seus corações estão muito perto. A distância entre elas é pequena. Às vezes estão tão próximos seus corações, que nem falam, somente sussurram. E quando o amor é mais intenso, não necessitam sequer sussurrar, apenas se olham, e basta. Seus corações se entendem. É isso que acontece quando duas pessoas que se amam estão próximas.

Por fim, o pensador conclui, dizendo:

Quando vocês discutirem, não deixem que seus corações se afastem, não digam palavras que os distanciem mais, pois chegará um dia em que a distância será tanta que não mais encontrarão o caminho de volta."


{imagem: autoria desconhecida}

Andropausa maldita

"Outro dia ouvi em um programa de rádio uma entrevista com um médico.
Assunto: andropausa nos homens.
Dizia ele que :
"A andropausa é a versão masculina da menopausa que acontece com as mulheres."
Quer queira ou não, todos os homens passam por isso!
A andropausa é um estágio na vida do homem, em que algumas "coisas" diminuam, outras aumentam e outras deixam "definitivamente" de funcionar!


Na andropausa os homens não produzem mais testosterona, ou seja, a próstata seca!
O Doutor alertava que nesse período da vida é preciso fazer regularmente uma “verificação”!
Pensei eu – Os caros têm que abrir as pernas e sentir um toque tátil no cú!
Isso mesmo “amigo” você levará uma dedada no cú e a cada ano, com mais freqüência!


Morri de rir quando ele alertou - a andropausa faz com que o homem não tenha tantas ereções matinais ou noturnas como antes, o seu apetite sexual virará uma “fominha” e em breve ficará apenas na tua cabeça (na de cima)!
Meu caro, vai ser cada dia mais difícil fazê-lo enrijecer
(falando bem claro - vai ser difícil você ficar de pau duro!). A andropausa faz com que, as vezes ele engrossa completamente,
em outras só metade e um dia mais nada, morreu mesmo!



Outro alerta importante do Dr. - A andropausa causa depressão nos homens. E por isso meu “amigo” você comecerá a comer mais que o normal, ter colesterol alto, talvez até crise de angina de peito, os teus belos músculos vão enfraquecer e os teus cabelos vão desaparecer como por magia!
Uma única coisa dentro do teu corpo vai estar 100%... A tua barriga que não vai parar de crescer!
E ai meu "garanhão" você gordo, enfartado e de pau mole, o que fazer?? Você vai começar a andar atrás de borboletas em vez de mulheres, gostosas, vai praticar esportes mais leves e escolher passatempos mais ecológicos...


Você será um velhote de pau mole e feliz!
Quem foi que disse que não havia justiça para as mulheres??"

{imagens: Sigfrid Lopez}

Meu banho


"Lavei as lágrimas no chuveiro
sempre gostei de chorar por lá...
Lavei as dores, os temores
e as marcas, no ensaboar.....

Lavei os vestígios de amor
que escorriam pelas minhas pernas
Junto à agua fria
que mesmo morna assim parecia

E neste banho foram lavadas tantas agonias
no chuveiro, a escorrer...
que eu pensei que a dor assustada
fugisse pela água, sem querer

lavei o meu corpo de ti
Lavei o amor que pensei sentir
Lavei os dias, o ano
o tédio.......o sufoco
Lavei o meu corpo de ti.

Sai limpa, quase virgem outra vez
branca, pura pelo ar
Gotas que ainda brilham pela pele
E que o tempo vai enxugar.!!!! "



{imagem: Bruno Bisang}

O que é serenidade?


"Concedei-nos, Senhor, a serenidade necessária
para aceitar as coisas que não podemos modificar,
coragem para modificar aquelas que podemos e
sabedoria para distinguir as duas outras.

O termo é definido de várias maneiras: a calma, o sossego, a paz, e tranquilidade, a paz da mente, o equilíbrio emocional, o estado não perturbado, o sangue frio e o dmínio de sí. Contudom do ponto de vista prático, talvez a melhor definição seria" a capacidade de viver em paz com os problemas não resolvidos."

A Oração da Serenidade fala em "aceitar as coisas que não podemos modificar". A aceitação não deve ser confundida com a indiferença. A indiferença deixa do distinguir entre as coisas que podem e as que não podem ser mudadas. A indiferença paralisa a iniciativa. A aceitação libera a iniciativa, aliviando-a das cargas impossíveis. A aceitação é um ato do livre arbítrio, mas, para ser eficaz requer a coragem moral de se persistir apesar do problema imutável. A aceitação liberta o aceitante, rompendo-lhe as cadeias de autopiedade. Uma vez aceito o que não pode ser modificado, a gente fica livre para empenhar-se em novas atividades.

Foi dito que uma mente imatura procura um mundo idealístico. Queiramos ou não, precisamos encarar o mundo da realidade e aceitar a vida tal qual ela é, com todas as suas crueldades e inconsistências. Talvez, em última análise, o início da sabedoria está na simples admissão de que as coisas nem sempre são como queríamos que fosse. E que nós mesmos somos imperfeitos e não tão bondosos e trabalhadores quanto gostaríamos de ser."
{imagem e texto: autoria desconhecida}

Elegância


"Existe uma coisa difícil de ser ensinada e que,
talvez por isso, esteja cada vez mais rara:
a elegância do comportamento.
É um dom que vai muito além do uso correto dos talheres
e que abrange bem mais do que dizer um simples obrigado diante de uma gentileza.
É a elegância que nos acompanha da primeira hora da manhã até a hora de dormir
e que se manifesta nas situações mais prosaicas,
quando não há festa alguma nem fotógrafos por perto.
É uma elegância desobrigada.
É possível detectá-la nas pessoas que elogiam mais do que criticam.
Nas pessoas que escutam mais do que falam.
E quando falam, passam longe da fofoca, das maldades ampliadas no boca a boca.
É possível detectá-las nas pessoas que não usam um tom superior de voz.
Nas pessoas que evitam assuntos constrangedores
porque não sentem prazer em humilhar os outros.
É possível detectá-la em pessoas pontuais.
Elegante é quem demonstra interesse por assuntos que desconhece, é quem cumpre o que promete e, ao receber uma ligação, não recomenda à secretária que pergunte antes quem está falando e só depois manda dizer se está ou não está.
É elegante não ficar espaçoso demais.
É elegante não mudar seu estilo apenas para se adaptar ao de outro.
É muito elegante não falar de dinheiro em bate-papos informais.
É elegante retribuir carinho e solidariedade.
Sobrenome, jóias, e nariz empinado não substituem a elegância do gesto.
Não há livro que ensine alguém a ter uma visão generosa do mundo,
a estar nele de uma forma não arrogante.
Pode-se tentar capturar esta delicadeza natural através da observação,
mas tentar imitá-la é improdutivo.
Educação enferruja por falta de uso."
{texto e imagem: autoria desconhecida}

Por que as pessoas gritam

(Quadro de Edvard Munch - O grito, 1893).


"Um dia, um mestre perguntou aos seus discípulos:
- Por que as pessoas gritam quando estão aborrecidas?
- Gritamos porque perdemos a calma, disse um deles.
- Mas por que gritar quando a outra pessoa está ao teu lado?
- Bem, gritamos porque desejamos que a outra pessoa nos ouça.
- Não é possível falar-lhe em voz baixa? - retrucou o mestre.
Os homens deram algumas outras respostas, mas nenhuma delas satisfez o mestre. Finalmente ele explicou:
- Quando duas pessoas estão aborrecidas entre si, seus corações se afastam muito um do outro. Para cobrir essa distância, elas precisam gritar para poderem escutar-se mutuamente. Quanto mais aborrecidas estiverem, mais alto terão que gritar para um ouvir ao outro através dessa grande distância.
O mestre fez uma pausa e continuou:
- Por outro lado, o que sucede quando duas pessoas estão enamoradas? Elas não gritam, mas se falam suavemente. E por quê? Porque seus coração estão muito perto um do outro. As vezes estão tão próximos seus corações, que nem falam, somente sussurram... Outras vezes, não necessitam sequer sussurrar, apenas se olham, e já basta. Seus coração se entendem. É isso que acontece quando dois enamorados estão próximos.
Então o mestre completou:
- Portanto, amigos, no trabalho, quando discutirem, não deixem que seus corações se afastem, não digam palavras que magoem, fazendo-os distanciarem ainda mais. Porque senão, chegará um dia que a distância será tanta que não mais encontrarão o caminho de volta."

{texto: autoria desconhecida / imagem: Edvarg Munch - O grito}