Mostrando postagens com marcador ♠ O Navegante. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador ♠ O Navegante. Mostrar todas as postagens

Era uma vez...


Essa crônica, talvez da vida real, é uma colaboração de meu seresteiro.




"Morei em campinas; era uma manhã bem chuvosa e não dava pra sair de casa.
Campinas é frio, e quando chove, fica 10 dias garoando forte.


Lá fora o frio que corta... Na rádio AM, um programa popular. O narrador, lendo uma carta de uma ouvinte, um apelo:




-FERNANDO, QUERO QUE VC VOLTA
NOSSA BRIGA E BRIGA DE CASAL
VC ME FAZ SOFRER, NOSSO FILHOS SENTEM SUA FALTA
QUEM DOS CASAIS NAO ERRAM,?
VC E MINHA VIDA
VOLTE EM NOME DO NOSSO AMOR
SEI QUE VC OUVE ESSE PROGRAMA, POR CAUSA DAS MUSICAS
ESCREVI A RADIO, PQ SEI QUE VC SABERIA DE MIM E ESSE MEU APELO


VOLTE
EU E NOSSOS FILHOS ESTAMOS MUITOS TRISTES COM SUA PARTIDA
ME PERDOE
TE AMO


LUCIANA...




Dai, o narrador após ler essa carta, com voz embargada pega o microfone, e brada ao tal Fernando.


-Rapaz, oh Fernando, esteja onde vc estiver volta pra casa
A Luciana esta te esperando cheia de amor
Não abandone seus filhos, sua família
Força amigo... Volte pra juntos dos seus!...


Uma musica pra vc pensar bem nisso...


( e soltou essa musica)


Os poderes do chocolate!



Sem muita paciencia para nada resolvi dar uma olhada na net...
Como tinha acabado de almoçar, pensei em comer só um cubinho da barra de chocolate; básico; único, só para mudar o paladar.
Esse poder que, sem perceber toma conta de sua vontade; parece mais um vício!
Pode mudar o humor: dizem que mal humorado não gosta de chocolate.
Eu só gosto, dizer que amo chocolate é besteira, não se deve amar um doce, rss
Já tentou começar comer uma barra de chocolate e parar no meio e colocá-la de lado, mas ao seu alcance?
Vem a leitura... Tasca um pedaço.
Se está no cinema, não tem como, quando vê, acabou!
Se está no carro viajando, Sol quente, capaz de lamber os dedos para não perder nadinha.
E pode notar: comer chocolate não nos dá culpa de nada. Come-se e pronto!
Se tem que comer em público, dá-se um jeito de não ser visto; comer sozinho em casa, de calção sem camiseta deitado, é bem melhor!
Dividir com alguém? Sei não... A divisão jamais é 50% para cada um. Podem notar, voce parte um pedaço menor e oferece a quem estiver contigo.
Num grupo de amigos? Loucura oferecer! Ofereço por educação, mas torço para ninguem aceitar, rsss
Após comer, ainda passo o dedo no papel para tirar os últimos vestígios do chocolate e como alguém que não quer deixar pistas, amasso por completo a embalagem antes de atirá-lo ao lixo, rsss
Impossível começar a comer e não terminar!
Para se fazer isso é necessário ter opinião, e cá entre nós, quem quer ter isso para comer chocolate?
E depois, dou um sorriso maroto, e parto para o trabalho, estudo, viagem, ou até mesmo, virar-me para o lado e dormir...
Quem explica os poderes do chocolate?
Enquanto escrevia, comi minha barra inteirinha!!!

{imagem: autoria desconhecida}

Minhas meninas



Era uma manhã de sol e havia muitos frutos no chão jogados, caídos, esquecidos... Alguns já "sem vida", outros sendo devorados por insetos, formigas, besouros, o odor axalava pelo ar, ali no habitat delas.

A vida transformando em vida!

Escolhi do chão dois desses frutos já bem maduros, quase em decomposição.

Nos dias seguintes, o carinho de separar o fruto das sementes, deixar secar, deixar o Sol secar mais; aprender a quebrar a dormência da semente para assim gerar nova vida - dar mais uma chance; ela não pedia, mas eu sei que podia fazer e fiz!

O trabalho de raspá-las num lugar áspero era um mal tratamento necessário para que nascessem fortes; o chão fora também bem escolhido...

A sorte seria lançada!

Cada pote com terra pré escolhida, recebeu três sementes pra "vingar "pelo menos uma...

Foram catorze potes...

Hoje as meninas estão ali perto, já com seus brotos aflorados e respirando... São minhas parceiras e já são quinze!!!

Com o tom verde de suas folhas balançando ao vento, me agradecem pela chance dada. Não falo com elas, nem elas comigo, mas entendo o balançar de suas folhas!!

Vamos crescer mais um pouco juntos, para depois nos separarmos...

Assim é a vida!

Não nascemos juntos e não morreremos juntos - de ninguém!!!


{19/05/2010 - 17:12 hs}
{imagem: A Navegante}

O barco



Ah os livros...
Suas histórias e poesias,
É como se pegassemos um barco e saissemos mar afora,
sem destino, sem saber o que nos espera.
Haveria momentos de calmaria, de sono e de turbulências...
Ah os livros...
Saber da alma de quem os escreveu e senti-lo.
É como voce e o barco no ceu azul,
a descobrir o próximo instante da história ou de nossas simples vidas.
Ah os livros...
Eles nos remetem a lugares que nos nunca fomos,
mas já os conhecemos através de suas palavras,
Assim como um barco no mar calmo
nos remetem a pensamentos únicos, só nossos.
Quem dera todos pudessem ler suas histórias,
suas ações,
seus terrores,
seus dramas
e amores!
Não parece uma viagem de barco, inusitada?
Aliás, meu barco me espoera, como na foto...
Preciso ir...!
{imagem: Jean-Sebastie Monzani}

Hoje


Acabei de passar pelo blog
Acabei de mandar msn
Acabei de ver a chuva caindo
Acabei de iniciar esse post,

Mas vou deixar Taiguara, ( in memorian) terminá-lo
Assim em seus versos, fecho a segunda-feira(16/11)



HOJE.

Taiguara
Composição: Taiguara


"Hoje
Trago em meu corpo as marcas do meu tempo
Meu desespero, a vida num momento
A fossa, a fome, a flor, o fim do mundo...

Hoje
Trago no olhar imagens distorcidas
Cores, viagens, mãos desconhecidas
Trazem a lua, a rua às minhas mãos,

Mas hoje,
As minhas mãos enfraquecidas e vazias
Procuram nuas pelas luas, pelas ruas...
Na solidão das noites frias por você.

Hoje
Homens sem medo aportam no futuro
Eu tenho medo acordo e te procuro
Meu quarto escuro é inerte como a morte

Hoje
Homens de aço esperam da ciência
Eu desespero e abraço a tua ausência
Que é o que me resta, vivo em minha sorte

Sorte
Eu não queria a juventude assim perdida
Eu não queria andar morrendo pela vida
Eu não queria amar assim como eu te amei "
{imagem: Taci Yuksel}

O abacateiro


Aqui em frente tem um abacateiro;
Voce já sabe,
Voce já o viu.
Ele teima em crescer e dar frutos,
Em pleno bairro, num terreno abandonado.
Ali virou casa de pássaros!
Bem-te-vis, sabiás, pombos, e gaviões vem fazer refeições...
Ah, também papagaios e periquitos.
Todos os dias ouço os cantos de manha ou a tardinha,
Como dizia Clara Nunes:
"Vem aquela passarada..."
{imagem: autoria desconhecida}

Deu vontade, falei!


Uma vez recebi um cartão de visitas que no verso havia dicas e toques para não esquecer de anotar tudo, e depois dividir o aprendizado com mais pessoas. Terminava assim:"Sabe por que até hoje se conhece Camões, após mais de 500 anos de sua existencia?? Porque ele ESCREVEU o que pensava...rs"
Hoje aqui em Ribeirão, tem JOÃO BOSCO na feira do livro, sexta tem MARIA RITA, filha da Elis, e na sexta a noite, tem especial na Globo sobre JOÃO BOSCO:
O CARA É O TEMA DA SEMANA! Acompanho João desde 1973, num show aqui no SESC, onde me lembro havia um andaime de ferro, e nele algumas pessoas acompanhando o show, no que ele para e manda:

" - Tem que ser brasileiro, não pode ver um andaime que já sobe..."

Mas quero falar do BÊBADO E A EQUILIBRISTA, música dele e de Aldir Blanc, que todos acham linda, acham isso e aquilo, enchem o saco de tanta explicação errada. Muitos adoram a música, mas não entendem o porque dela. Hoje é conhecida como HINO DOS EXILADOS, EXONERADOS, REPRIMIDOS, etc.
Quando Aldir escreveu, nem imaginava que ganharia conotação política, como aconteceu, porque em determinada parte, cita o ' irmão do Henfil ' como referencia aos que ' partiram num rabo de foguete ', e quando da Anistia, parentes e amigos foram ao aeroporto do Rio, esperar seus queridos, entoando a música na pista do aeroporto. Foi isso.
Sabem quem é a EQUILIBRISTA?
Claro, a Esperança...
"CAIA, A TARDE FEITO UM VIADUTO" - Tarde cinzenta, escurecendo, como se ve acinzentado os concretos de uma grande cidade.
"E UM BÊBADO TRAJANDO LUTO, ME LEMBROU CARLITOS" - Uma pessoa, com terno preto, magro, e cambaleando na rua nesse fim de tarde.
"A LUA, TAL COMO A DONA DE UM BORDEL, PEDIA A CADA ESTRELA FRIA UM BRILHO DE ALUGUEL." - Seria uma lua sem brilho, possivelmente com nuvens bloqueando seu luar, então como toda puta velha, que precisa de moças na casa, pedia as estrelas um brilho para ela assim estrelar.
"E NUVENS, LÁ NO MATABORRAO DO CÉU..." - Figura formada pelos antigos mataborrões, que após o uso, formava figuras com as manchas de tintas chupadas, um céu com nuvens carregadas.
"CHUPAVAM MANCHAS TORTURADAS, QUE SUFOCO.!!!!! LOUCO, O BEBADO COM CHAPEU COCO, FAZIA IRREVERENCIAS MIL, AS NOITES DO BRASIL." - O cara ia cambaleando, dançando em sua embriagues e se curvando ao BRASIL.
"MEU BRASIL, QUE SONHA COM A VOLTA DO IRMAO DO HENFIL. " - Seria o BETINHO, irmão que contraiu AIDS numa tranfusão, e que fora exilado pelo AI-5. Nos tempos da composição da música, todo o BRASIL sonhava com a volta desses exilados, entre eles FHC, MIGUEL ARRAES, e tantos outros...
"COM TANTA GENTE QUE PARTIU, NUM RABO DE FOGUETE" - Saída rápida do país, para não serem presos e torturados (Gil e Caetano sairam do teatro em São Paulo, direto para o aeroporto, rumo a LONDRES , senão seriam presos -por se cobrirem com a bandeira nacional após show- havia alguém do DOPS na platéia).
"CHORAM A NOSSA PÀTRIA, MÃE-GENTIL" - Parentes e amigos dos presos políticos e exilados, sentiam a dor da perda, ou da distância imposta, forçada!
"CHORAM MARIAS E CLARICE, NO SOLO DO BRASIL" - Seria CLARICE HERZOG, esposa do jornalista WLADIMIR HERZOG, preso pelo EXÉRCITO, surrado e morto do DOPS em São Paulo, e de MARIAS, nome comum dado as outras esposas e mães de pessoas desaparecidas nessa época (como se todas fosse MARIA).
"MAS SEI, QUE UMA DOR ASSIM PUNGENTE, NÂO HA DE SER INUTILMENTE, A ESPERANÇA DANÇA NUMA CORDA DE SOMBRINHA." - Nenhuma dor e espera seriam inválidas; era o pensamento do povo, a esperança era mínima, numa corda, tal qual um trapezista, numa corda bamba, - balançava mas não caia...
"EM CADA PASSO DESSA LINHA, PODE SE MACHUCAR" - Surpresas futuras com a não aprovação da anistia?
Era uma luta diária, esperar essa anistia...
"AZAR, A ESPERANÇA EQUILIBRISTA, SABE QUE O SHOW DE TODO ARTISTA, TEM QUE CONTINUAR..." A esperança era como a lua (no início da música) pendurada numa linha esperando, mas sabendo que a vida de todo mundo tem que continuar, não importanto qual seria o resultado na época.
Pronto, falei!!!!!!!!!!!!
Deu vontade
24-06-09 16,53 hrs
{imagem: autoria desconhecida}

Livro da vida


"...e a vida?? Diga lá o que é meu irmao...!!!!!!"
Não...
Pouquíssimas pessoas podem dizer, falar ou argumenar sobre a vida.
Falam sobre a vida própria tentam aconselhar ou amenizar a dor de outros, de uma perda de parentes, filhos, empregos... (PERDAS que causam DANOS).
Por muito tempo procuram o MANUAL DA VIDA, claro que não encontram; esse livro é escrito de acordo com o dia atual.
Você pode saber de sua vida, páginas passadas como um livro novo sem letras futuras;
você pode prever, mas ter certeza... Ainda não conseguirá.
Tudo que se diz ou ouve, é algo já vivido, que possa dar parâmetros a outros.
Só isso!
Não deixa de ser incerto... Certo somente é o dia que nasce a cada dia e com ele, vem a nossa nova página do nosso livro-da-vida.
E que temos que vivê-lo, ninguém mais!!!
10:11 hours
{Imagem: autoria desconhecida}

Por quê?


"Por que me descobriste no abandono?
Com que tortura me arrancaste um beijo?
Por que me incendiaste de desejo
Quando eu estava bem morta de sono?


Com que mentira abriste meu segredo?
De que romance antigo me roubaste?
Com que raio de luz me iluminaste?
Quando eu estava bem morta de medo?


Por que não me deixaste adormecida
E me indicaste o mar, com que navio
E me deixaste só, com que saída.


Por que desceste ao meu porão sombrio
Com que direito me ensinaste a vida
Quando eu estava bem,
morta de frio ."
{imagem: autoria desconhecida}

O livro da Bruxa

Bruxa não tem idade, bruxa não come criancinhas, bruxas modernas não usam vassouras. Bruxas usam metrô,carros caros , aviões , bruxas não mandam recados, usam MSN.
Voce vai perceber uma bruxa(o) em sua vida, quando sua vida mudar.Esse é o segredo da mágica. A mágica está em fazer desaparecer o escuro da vida e estabelecer o ponto - AZUL - dessa magia. Uma bruxa bem vivida, com certeza será uma das mais apreciadas, porque na sua vida, ela carrega a experiência de várias estradas e caminhos e muitos segredos e relevações de pessoas já percorridas; e no seu caldeirão próprio, mistura tudo isso e vai criando poções de ambar.
Eis que, com cada novo contato pode ir distribuindo, entre atenções, bons papos e sorrisos, o linimento para cada dor..!!!!
As bruxas de hoje, podem oferecer alegria, que uma vez absorvida, se torna energia e combustível para que o próximo dia vivido seja passado com menos peso.
Ha tambem as "falsas bruxas" que ao inves de nos dar energias, conseguem nos tirar o pouco de resitência que restam nas pessoas. Essas sim, ha de se manter distância....
Uma bruxa não precisa ser feia nem bonita, nem linda, nem jovial nem magra nem gorda.
Basta ser uma bruxa, e te fazer a magia! ...

Abaixo, um dos muitos manuais de bruxaria.!!!!


{imagem: autoria desconhecida}

Meu lar


"O dia passou/acabou
Já está anoitecendo
Meu lar me espera.
Lá nao tenho ruidos
Lá nao tenho gritos
Lá nao tenho relatórios
Lá não tenho que pensar em cumprir metas
Lá é meu refúgio.
Meu lar é meu castelo
Meu lar é meu devaneio
É onde minhas energias se renovam
E me faz vivo pro dia seguinte
Pra novas batalhas da vida
Para as novas conquistas
Novas estradas.


O silêncio do meu lar, e meu banho me esperam."